Seminário de Saúde da Fetrafi-MG
Desafios para a saúde da categoria em pauta
A Fetrafi-MG realizou nesta quarta-feira (22/10) o Seminário de Saúde. O evento teve como tema: “Um olhar atento à saúde do trabalhador e da trabalhadora” e contou com a presença de dirigentes de sindicatos de todo o estado filiados à federação.
O objetivo do seminário é debater os principais desafios para a saúde da categoria e construir coletivamente caminhos de luta para uma jornada de trabalho mais saudável.
Os bancários e bancárias da base de atuação do sindicato foram representados pela presidenta, Taiomara Neto de Paula; o vice-presidente, Watoira Antônio de Oliveira; a secretária geral, Lívia Terra; o diretor de Assuntos Jurídicos, João Hilário de Souza Neto; a diretora de Saúde, Fabiana Vital; e a diretora de Seguridade Social, Políticas Sociais e Políticas de Aposentados, Zuleika Lima.
Na abertura, o presidente da Fetrafi-MG, Carlindo Dias (Abelha) destacou que eventos como este são fundamentais para fortalecer a luta por direitos. “É muito importante estarmos fazendo esse Seminário de Saúde porque nos dá muita força, elementos e dados, para termos mais conhecimento na hora de negociar com os banqueiros”, pontuou.
A primeira mesa contou com a presença da coordenadora do Fórum Sindical e Popular de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Fórum FPSST/MG), Marta de Freitas, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT Minas, Yara Diniz representando o presidente Jairo Nogueira Filho, e do coordenador do Fundacentro, Gilson Reis.
Na segunda mesa da manhã participaram Ligiane Falci do Centro de referência em Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte (CEREST) e a coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), Mônica Brull. Ambas destacaram a importância dos órgãos públicos para o atendimento especializado ao trabalhador e trabalhadora.
Os debates continuam na parte da tarde. As mesas contam com a assessoria da Dra. Odete Reis, Auditora Fiscal do Trabalho; Carlos Eduardo Carrusca, Doutor e mestre em Psicologia pela UFMG; Ramon Peres, presidente do SEEB-BH; Mauro Sales, Secretário de Saúde da Contraf-CUT; e de Suely Pimenta, advogada previdenciária.
Taiomara destacou a importância do seminário para a atuação dos dirigentes num tema tão relevante para os trabalhadores. "Destaco a fala do Professor de Biologia, Especialista em Economia Brasileira, Gerente de Projetos da Fundacentro, Gilson Reis, que afirmou que os trabalhadores do setor financeiro são talvez os que mais sofrem com os impactos da tecnologia e com as contradições da ganância do sistema capitalista. Fatores que, além de impactar o emprego bancário, impactam diretamente na saúde da categoria".
Outros especialistas também apresentaram dados que posteriormente serão utilizados pelo sindicato para embasar as políticas de defesa dos direitos da saúde dos/as bancários/as.