Cancelar

 

Quem Somos

Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas

Marcando a história e a luta da categoria bancária e da classe trabalhadora

O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas foi fundado no dia 27 de novembro de 1932. Desde aquela época, mobilizações já ocorriam em diversas partes do país, reivindicando melhores condições de trabalho e salários mais dignos.

91 anos depois, a entidade continua firme em seus ideais, abrangendo trabalhadores do ramo financeiro não só de Juiz de Fora, mas de outras 21 cidades da Zona da Mata e Sul de Minas.

Novos desafios se lançam com a atual conjuntura de reconstrução do país e resgate da democracia e dos direitos da classe trabalhadora e dos mais pobres, atacados nos últimos seis anos com os governos de morte de Temer e Bolsonaro. Diante desses e de outros desafios, como a pandemia de Covid-19, o Sindicato se manteve combativo, resistindo e oferecendo apoio, orientação e acolhimento às bancárias e bancários.

Assim, alinhando renovação, experiência, protagonismo das mulheres e valorização da diversidade, a nova diretoria foi eleita com 97,85% dos votos válidos para o quadriênio 2023/2027. Fruto do reconhecimento do trabalho dos diretores que já atuam no Sindicato e da confiança nos trabalhadores que assumem essa responsabilidade pela primeira vez como dirigentes sindicais. Desde já, fica registrado o agradecimento da diretoria a todos os bancários e bancárias pela confiança depositada.

Tendo a frente uma trabalhadora, Taiomara Neto de Paula, a categoria bancária faz história e rompe com um sistema machista e preconceituoso, excludente e perigoso para as mulheres. A nova presidenta é a terceira mulher a frente da entidade podendo ser a primeira a cumprir um mandato completo de quatro anos.