Sindicato intensifica atuação nas cidades da base Zona da Mata 
Cancelar

 

Sindicato intensifica atuação nas cidades da base Zona da Mata

Diretores constatam demandas e necessidades de bancários

Na última semana os diretores do SINTRAF JF visitaram bancários/as das agências localizadas nas cidades que compõem a base 1 Zona da Mata. Nas visitas às agências, os dirigentes distribuíram aos bancári@s o Boletim da categoria e outros materiais informativos de campanhas que estão em curso. 

Durante o trabalho, os diretores identificaram algumas situações que exigiram intervenção sindical. Em uma agência do Banco do Brasil, na cidade de São João Nepomuceno, bancários e clientes estavam em condições insalubres uma vez que o ar condicionado, única forma de circulação de ar na agência, não estava funcionando. Imediatamente a presidenta do SINTRAF JF, Taiomara Neto de Paula, fez contato com o setor de Gestão de Pessoas do BB (GEPES) para solucionar o problema.

Ainda na cidade de São João Nepomuceno, bancários do Bradesco denunciaram a necessidade de mais funcionários na agência, uma vez que a demanda da região tem aumentado constantemente e o número de bancários não acompanha. O diretor de Assuntos Jurídicos e também funcionário do Bradesco, João Hilário de Souza Neto, prontamente levou a queixa para o setor de Relações Sindicais do banco. 

De acordo com os diretores, a realidade encontrada nas agências da base é semelhante à enfrentada por bancários de cidades maiores, como Juiz de Fora. O que comprova a necessidade de lutar por melhores condições de trabalho que favoreçam um ambiente saudável, sem assédio e metas abusivas; outra constatação é a luta pela abertura de mais postos de trabalho. Para alcançar alta lucratividade, banqueiros fecham agências, demitem trabalhadores e exploram dos que ficam no mercado.

Taiomara destacou: "O sindicato tem uma base territorial extensa, 22 cidades, o que exige ainda mais dos oito dirigentes liberados. O trabalho na base é muito necessário e gratificante. Com ele é possível verificar a real situação da categoria e identificamos demandas. Nossa intenção é assim que concluirmos o Projeto Café com Bancários nas agências de Juiz de Fora é estendê-lo para agências do nosso território de atuação. Vamos estar cada vez mais próximos, mas o trabalhador pode contar sempre com o nosso apoio, orientação e serviços! Importante lembrá-los de nossos canais de comunicação.", pontua a presidenta do SINTRAF JF.

Além de aumentar a proximidade com os bancári@s, a visita às agências fortalece o diálogo entre trabalhador e sindicato e propicia a identificação de demandas da categoria. Outro fator beneficiado com o trabalho de base é a organização da categoria, essencial para a manutenção dos direitos e novas conquistas que serão pautadas na Campanha Nacional dos Bancários 2024.