Encontros estaduais de bancos públicos definem agenda prioritária de lutas
Bancários da base de atuação do SINTRAF JF estiveram representados nos encontros
O 13° Encontro Estadual dos Funcionários e Funcionárias do Banco do Brasil e o 32° Encontro Estadual dos Empregados da Caixa Econômica Federal foram realizados pela Fetrafi-MG, simultaneamente, no dia 27 de abril, sábado. As atividades foram promovidas na sede APCEF, em Belo Horizonte, durante todo o dia.
O objetivo principal foi fortalecer as bases da mobilização do funcionalismo do Banco do Brasil e dos empregados e das empregadas da Caixa visando ao sucesso da Campanha Nacional dos Bancários 2024.
Na avaliação do presidente da Fetrafi-MG, Carlindo Dias Abelha, os encontros estaduais foram de suma importância. “Reunimos dezenas de bancári@s cutistas de todo o estado de MG, além de recebermos uma bancada de bancári@s da base da Contec, de Uberlândia e Muriaé. Fizemos amplos debates e discussões dos principais problemas enfrentados pel@s trabalhador@s de bancos e, juntos, tiramos as propostas de Minas Gerais que serão levadas ao Encontro Nacional da Caixa e BB, para compor a pauta de negociação nacional”, afirma.
Do SINTRAF JF, A secretária geral da entidade, Lívia Terra, participou do encontro representando os empregados da CEF. Já os funcionários do BB estiveram representados pelos diretores, Watoira Antônio de Oliveira e Jeferson Anselmo Gonçalves.
Caixa
Os trabalhos do Encontro Estadual de Empregadas e Empregados da Caixa tiveram a coordenação de Clotário Cardoso, representante da CEE Caixa e pelo representante da CEE no Estado, Selim Antônio de Salles.
A empregada da Caixa Fabiana Uehara participou do Encontro Estadual e agradeceu aos participantes pelo apoio na campanha que a elegeu Conselheira de Administração da Caixa.
Na avaliação de Selim, o objetivo do 32º Encontro Estadual dos Empregados da Caixa foi cumprido. “Conseguimos debater e tirar as propostas de Minas Gerais para que sejam levadas ao 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal. A nossa delegação será composta de 15 Empregados, que têm a incumbência de representar nosso Estado no Encontro Nacional e defender as propostas hora apresentadas, afirma.
As Resoluções do 32º Encontro Estadual dos Empregados da Caixa foram:
1-Funcef – Revogar a alteração do estatuto da FUNCEF Cobrar da CAIXA o contencioso trabalhista da FUNCEF; Melhoria da comunicação da Funcef com os participantes, inclusive nas matérias suscitadas em redes sociais;
2- Saúde Caixa – Conselho de Usuários do Saúde Caixa se tornar deliberativo, rever o Estatudo da Caixa no quesito limite de 6,5% da folha para custeio do plano e considerar o teto dos 7,5% para os Dependentes Indiretos
3-Organização do Movimento – Acesso das representações dos empregados e empregadas ao nome, lotação e informação se o empregado é PCD ou não; Lutar contra qualquer Projeto de Lei ou Movimento que visa retirar da CAIXA a exclusividade das operações de penhor
4-Condições de Trabalho – Disponibilizar equipamentos necessários aos PCDs para o desenvolvimento máximo de suas potencialidades; Renovação do Parque Tecnológico da Caixa ( equipamentos e sistemas); Internalizar a legislação onde o PCD tem prioridade no Home Office; Retorno das Gipes Bônus Caixa para Todos; Pagamento da Quebra de Caixa para todos os empregados que exerçam a função, mesmo que temporariamente; Equiparação do Gerente de Varejo com Gerente de Carteira, garantindo o recebimento do Porte da Unidade Equiparação salarial dos assistentes das agências com os assistentes das SEVs; Que a Caixa estabeleça como lotação física e endereço residencial do empregado; Ticket Alimentação na bandeira da residência do empregado
Banco do Brasil
No Encontro Estadual dos Funcionários do Banco Brasil foram debatidas as reivindicações específicas da base, que serão encaminhadas para o 34° Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB).
A minuta foi construída, ponto a ponto, destacando avaliação do cenário atual após um ano de liderança progressista.
Análises de lideranças do BB indicam que, apesar de cenário governamental mais favorável à democracia, os funcionários do banco continuam sofrendo com o aumento de metas, cobranças abusivas, fatores complicadores da saúde mental, o descomissionamento por desempenho, PDG como critério de promoção na carreira, o Plano de Cargos e Funções – Performa, e novas ferramentas que favorecem o assédio moral.
A Diretora Regional do SEEB-BH Mabel de Lavor afirma que os desafios para ele os colegas não estão apenas ligados ao reajuste salarial e percentual acima da inflação. “Temos o desafio de renovar o Acordo atual e resgatar direitos perdidos nos governos anteriores. E, nessa hora, precisamos mobilizar a categoria bancária para ser mais participativa na campanha e comparecer à Assembléias”, avalia.
O representante da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) Rogério Tavares avalia que o Encontro, em MInas Gerais, cumpriu os objetivos de promover a discussão e apontar caminhos. “Debatemos sobre a importância dos bancos públicos para o desenvlvimento do país e recebemos de nossa base as reivindicações que foram incluídas na nossa minuta”, afirma.
Veja a pauta de reivindicações aprovada no Encontro pelos bancários do BB (anexo).
Formação
Além dos debates, os dois encontros tiveram momentos importantes de formação.
Roberto Von Der Osten, ex-presidente da Contraf-CUT e uma das principais referências do movimento sindical bancário, apresentou uma conjuntura da criação e instrumentalização dos bancos públicos ao longo da história do país.
Von Der Osten ressaltou que apesar de ter papel social, os bancos públicos sofreram diversos ataques através de sucateamento e privatizações.
Para combater estes ataques, ele aponta para uma estratégia permanente de defesa e uma reorganização da estrutura sindical que amplie a representatividade de pautas. “Nenhum banco público nasce pronto e nem é imutável. Todos foram criados ou podem ser modificados por vitórias e derrotas de grupos políticos e são as ideias destes grupos que moldam essas transformações”, destacou.
O Encontro d@s bancári@s do Banco do Brasil, contou com a presença da Conselheira de Administração Representante dos Funcionários (Caref), no Conselho de Administração (CA) do Banco do Brasil (BB), Kelly Quirino.
Para ela, os principais desafios a serem enfrentados pelo movimento sindical são os fechamentos de agências, a baixa inserção sindical nos meios de comunicação e as dificuldades de construção de carreira, devido ao Performa.
Além disso, Kelly alerta para o avanço do discurso neoliberal, que fortalece a pauta das privatizações. “Precisamos de letramento político das pessoas, pois nossos colegas bancári@s estão votando na extrema-direita. E este letramento deve ser feito com o apoio sindical, conscientizando para as bases e fortalecendo a participação de mulheres, dos negros, dos jovens e PCDs nas pautas”, apontou.
Wagner Nascimento, participou do Encontro e agradeceu o apoio que elegeu a Chapa Previ para Associados.
Fonte: FETRAFI-MG.