Dia da Pessoa Idosa: acolhimento e partilhas para superar os desafios do envelhecimento
Espaços de escuta e diálogo são essenciais
Celebrado em 1º de outubro, o Dia da Pessoa Idosa vai muito além de uma data comemorativa. É uma oportunidade de reflexão sobre os desafios do envelhecimento e as necessidades dessa parcela da população que cresce a cada ano.
Segundo o Censo Demográfico de 2022, pessoas com 60 anos ou mais representam 15,8% da população brasileira — cerca de 32,1 milhões de pessoas. Em 2010, eram 10,8% (20,6 milhões). Esse crescimento de 56% em pouco mais de uma década revela a aceleração do envelhecimento no país. A expectativa de vida também aumentou: de 45,5 anos em 1940 para 76,4 em 2023.
Os dados mostram que é urgente pensarmos em políticas públicas e ações que garantam mais qualidade de vida, acesso à saúde, lazer e condições dignas para os idosos.
Sobre os desafios dessa etapa da vida, a assistente social do Sindicato, Geíza Taianara, destaca: "O envelhecimento traz muitas implicações ao ser humano, dentre elas a solidão e a fragilidade nas relações sociais. Como consequência disso, idosos tornam-se as principais vítimas de crimes, golpes e violências. Tratar a saúde mental da pessoa idosa como prioridade é extremamente importante, e ter espaços de escuta, convivência e diálogo são essenciais nesse quesito."
Alinhando o cuidado com a saúde, a solidariedade e a defesa de direitos, o SINTRAF JF promoveu nesta semana, em parceria com a Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres e a Fundação Maria Mãe, um dia de convivência para as pessoas idosas atendidas nas duas entidades.
Uma programação especial foi pensada para que os idosos assistidos, a maioria em situação de vulnerabilidades diversas, pudessem vivenciar momentos de cuidado, integração e lazer. A diretoria do Sindicato abriu as portas do Clube dos Bancários e ofereceu toda a estrutura para a realização de atividades como relaxamento, yoga, práticas de atenção à saúde e escuta, dança, palestras e muita alegria.
Um dia inesquecível para todos e todas! Um momento de troca e acolhimento!
#pessoaidosa #terceiraidade #direitoshumanos #solidariedade #escuta #acolhimento #parceria