Convivência e Solidariedade na prevenção ao adoecimento psíquico 
Cancelar

 

Convivência e Solidariedade na prevenção ao adoecimento psíquico

Sindicato encerra o setembro amarelo em parceria com entidades socioassistenciais

Você não está sozinho! Com essa abordagem, a Campanha Setembro Amarelo 2025 foi um momento de reforçar laços de solidariedade. Tanto nas políticas públicas de saúde quanto na atuação das entidades da sociedade civil, como o sindicato, o trabalho em rede e as parcerias potencializam o enfrentamento à epidemia de adoecimento mental.

Assim, o trabalho em rede exerce um papel central na conscientização e popularização das informações. Esse tipo de abordagem valoriza a articulação entre todos os setores e atores sociais, num único objetivo: o cuidado integral e a prevenção.

Pensando nisso, o Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora, Zona da Mata e Sul de Minas, promoveu em parceria com outras duas entidades socioassistenciais da cidade, Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres e a Fundação Maria Mãe, um dia de convivência com o foco no cuidado e saúde mental de pessoas idosas.

Os usuários puderam vivenciar um dia com uma programação especialmente pensada para eles. Com muito carinho, o Clube dos Bancários esteve de portas abertas e ofereceu, desde um delicioso café e almoço, vivências de relaxamento, yoga, aferição da pressão arterial, dança, palestras e muita diversão.

A assistente social do SINTRAF JF, Geíza Tainara, falou da relevância dessa atuação em rede: "O sindicato tem se esforçado para dialogar com diferentes públicos, em cada campanha mensal, a fim de trazer também informações sobre direitos, trazer visibilidade para questões sociais e aproximar de pautas e movimentos da sociedade civil. Considerando que o envelhecimento está posto para todos nós, bancários e sociedade, a aproximação com esse debate no Mês da Campanha de Saúde Mental é uma estratégia rica em cuidado e visibilidade também para a causa da pessoa idosa.".

Na mesma direção, a presidenta do Sindicato, Taiomara Neto de Paula, destacou "o papel social do sindicato é muito importante! Ser solidário demonstra nosso compromisso com questões sociais e com toda a população. No que abrange a saúde mental, nossa luta também ultrapassa a categoria. Queremos uma sociedade mais saudável para todas e todos". 

A diretoria do sindicato frisa que a atuação do movimento sindical em favor da vida e da saúde da população é constante e não termina com a campanha.