ALERTA! Minas Gerais é o estado com maior incidência da doença no país 
Cancelar

 

ALERTA! Minas Gerais é o estado com maior incidência da doença no país

Dezesseis óbitos foram confirmados pelo Ministério da Saúde até o momento

O estado de Minas Gerais está em situação de emergência devido ao aumento do número de casos de dengue. Minas Gerais já é o primeiro estado em incidência da doença. De acordo com o painel de monitoramento de casos de Arboviroses divulgados pelo Ministério da Saúde, até dia 14 de fevereiro eram 177.552 casos prováveis,16 óbitos confirmados e outros 100 em investigação. 

Em Juiz de Fora, o primeiro levantamento do índice rápido do Aedes aegypti (LirAa) de 2024 foi divulgado no dia 2 de fevereiro pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e apontou índice de infestação 5,1. Isso significa, conforme estipulado pelo Ministério da Saúde, que o risco de transmissão é alto na cidade.

Os números nos alertam para a gravidade da doença que em sua forma mais grave pode levar à morte.

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em água parada. Assim, todas as pessoas devem cuidar de suas casas e locais de trabalho, eliminando qualquer ambiente que possa favorecer o desenvolvimento do mosquito.

Além da dengue, o mosquito também transmite outras doenças como a Zyca e a Chikungunya. As manifestações clínicas podem variar desde formas assintomáticas a casos graves e fatais. Fique alerta para os principais sintomas:

- Febre alta;

- Dor de cabeça;

- Dor atrás dos olhos;

- Prostração;

- Diarreia;

- Dores musculares;

- Manchas vermelhas pelo corpo que podem ser acompanhadas ou não por coceira.

Fonte: SINTRAF JF com informações da Secretaria de Estado de Saúde, da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e do Ministério da Saúde.
Atualizada em 15 de fevereiro de 2024.