Sindicato promove atividade do Janeiro Branco com foco na saúde mental da categoria bancária e homenagem ao Dia do Aposentado
A programação contará com atividades de saúde com fisioterapeuta, psicóloga e assistente social, além de café da manhã, distribuição de brindes e uma comemoração especial pelo Dia do Aposentado
Como parte das ações do Janeiro Branco, o Sindicato dos Bancários realiza, no sábado, 24 de janeiro, uma atividade especial voltada ao cuidado com a saúde mental da categoria bancária, a partir das 9 horas, no Clube dos Bancários.
A programação contará com atividades de saúde com fisioterapeuta, psicóloga e assistente social, além de café da manhã, distribuição de brindes e uma comemoração especial pelo Dia do Aposentado, celebrado no mesmo dia. Parte das atividades será realizada no gramado, e a orientação é que as pessoas participantes levem canga ou toalha para maior conforto.
De acordo com a psicóloga Taciara Scarton, o Janeiro Branco é uma campanha que coloca em destaque a saúde mental justamente por acontecer no início do ano. “Janeiro é um mês em que ainda estamos cheios de expectativas, planos e projetos para o ano que se inicia. Em 2026, o tema da campanha é paz, equilíbrio e saúde mental”, explica.
Ela destaca que a campanha deste ano enfatiza a importância da tranquilidade, da serenidade e do equilíbrio em um mundo marcado pela pressa e pelas urgências, realidade bastante presente no dia a dia da categoria bancária. “A campanha faz um convite a parar, respirar e viver o momento presente, viver o agora”, afirma.
A presidenta do sindicato, Taiomara Neto de Paula, ressalta que a atividade foi pensada para acolher bancárias, bancários e aposentados. “A categoria bancária enfrenta um nível elevado de pressão ao longo de toda a vida profissional. Criar espaços de cuidado, escuta e acolhimento também é papel do sindicato. Queremos que esse encontro seja um momento de pausa, reflexão e valorização da vida”, destaca.
A atividade também irá dialogar sobre os impactos do trabalho bancário na saúde mental ao longo do tempo, inclusive na aposentadoria. “Vamos aproveitar esse dia para celebrar o Dia do Aposentado e reforçar que o cuidado com a saúde mental é fundamental em todas as etapas da vida”, completa Taiomara.
O Sindicato dos Bancários convida toda a categoria a participar da atividade e reforça que cuidar da saúde mental é um direito, que deve ser defendido coletivamente, antes, durante e após a aposentadoria.
