No Itaú, o futuro será feito SEM você!
Campanha foi lançada nesta quinta-feira, 13
Nesta quinta-feira, 13, o SINTRAF JF, a Fetrafi-MG, FETEC-PR e FETEC-CN lançaram uma campanha contra o posicionamento inflexível do Itaú, que se recusa a negociar com as federações que não assinaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024, que incluía cláusulas prejudiciais aos trabalhadores. A campanha também cobra que o Itaú valorize e respeite a categoria, bem como a população brasileira que utiliza os serviços do banco.
A realidade de bancárias e bancários do Itaú, assim como dos clientes, é muito diferente daquela mostrada na televisão. Ao contrário do que o banco divulga, de um futuro que inclui e aproxima as pessoas, a realidade é uma só: EXCLUSÃO.
No ano passado, o lucro do Itaú foi de R$ 40 BILHÕES, o maior lucro de um banco na história do país. Porém, ao mesmo tempo, o Itaú retirou direitos de milhares de funcionárias e funcionários após impor um "acordo armadilha" que foi rejeitado por sindicatos em diversas partes do país. Do dia pra noite, bancários se viram sem conquistas de anos por pura ganância e desrespeito do banco.
Além disso, o Itaú exclui seus próprios clientes. Ao fechar agências e dificultar o acesso ao atendimento presencial, assim como restringir o acesso ao crédito, o banco está dizendo: “não queremos você aqui”. Empurrando milhões de pessoas para o atendimento exclusivamente digital, o Itaú não promove um futuro “com você”, como diz nas propagandas. Pelo contrário, ele quer afastar a população, ao mesmo tempo em que segue cobrando altas tarifas e juros.
Não é esse o futuro que a gente quer! Participe desta campanha para exigir que o Itaú seja mais humano e responsável, que coloque em prática o discurso bonito dos comerciais.
#ItaúFuturoSemVocê