Cancelar

 

Itaú abre inscrições para bolsa auxílio educação; benefício é resultado da negociação coletiva

Inscrições seguem abertas até o dia 19 de fevereiro de 2026 e devem ser realizadas pelo IU-Conecta.

O Itaú abriu, nesta quinta-feira (22), o período de inscrições para o programa de bolsa auxílio educação, um importante direito conquistado pelos trabalhadores por meio da negociação coletiva. As inscrições seguem abertas até o dia 19 de fevereiro de 2026 e devem ser realizadas pelo IU-Conecta.

Nesta edição, o programa vai conceder 5.661 bolsas de estudo. Do total, 1.000 bolsas são destinadas a pessoas com deficiência (PCDs) e 500 vagas são reservadas a trabalhadores das demais empresas que compõem o Grupo Itaú.

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) deste ano também garantiu reajuste de 5,22% no valor da bolsa, percentual que corresponde ao INPC acrescido de 1% de aumento real. O benefício cobre 70% do valor da mensalidade, respeitando o teto mensal de R$ 631,32.

O programa contempla cursos de graduação, pós-graduação e na modalidade EAD (ensino a distância), abrangendo qualquer área de formação. Não há restrição quanto à primeira ou segunda graduação.

Trabalhadoras e trabalhadores que já estejam cursando e tenham pago mensalidades anteriormente poderão solicitar reembolso retroativo, caso sejam contemplados.

Quem pode participar

Podem se inscrever no programa funcionárias e funcionários com no mínimo 12 meses de vínculo empregatício.
Estagiários e jovens aprendizes não são elegíveis.

As regras completas de participação, bem como o passo a passo para inscrição, estão disponíveis na plataforma IU-Conecta. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar um dirigente do Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora e Região.

Conquista garantida no ACT

A bolsa auxílio educação integra o Acordo Coletivo de Trabalho 2026, aprovado em assembleia no dia 13 de janeiro. O benefício reforça a importância da organização e da mobilização da categoria para a manutenção de direitos e para o incentivo à qualificação profissional.