SINTRAF JF participa de Conferência Livre Nacional sobre a saúde dos trabalhadores 
Cancelar

 

SINTRAF JF participa de Conferência Livre Nacional sobre a saúde dos trabalhadores

O evento reuniu dirigentes sindicais, especialistas e trabalhadores para discutir condições de trabalho e fortalecer a atuação sindical na defesa da saúde dos trabalhadores

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizou, nesta quarta-feira (26), a Conferência Livre Nacional na 5ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CNSTT). O evento ocorreu em formato híbrido, com participação presencial na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, e transmissão virtual pela plataforma Zoom.

Com o tema “SAÚDE É DOS TRABALHADORES – Empoderar os sindicatos, enquadrar as empresas, dever do Estado”, a Conferência Livre reuniu aproximadamente 450 participantes entre dirigentes sindicais, especialistas e trabalhadores para discutir condições de trabalho e fortalecer a atuação sindical na defesa da saúde dos trabalhadores.

O SINTRAF JF foi representado pela sua presidenta, Taiomara Neto de Paula, e pela Secretária de Saúde e Condições de Trabalho, Fabiana Vital. Sobre a programação, Taiomara destacou a palestra da Dra. Maria Maeno com a apresentação de dados relevantes sobre a saúde do trabalhador na atualidade. Ela também reforçou a importância da participação nas conferências: "Espaços de discussão como este contribuem com o fortalecimento e aprimoramento das políticas públicas existentes voltadas para os trabalhadores e são fundamentais para que novas demandas sejam identificadas e sanadas.".

A Secretária de Saúde e Condições de Trabalho do SINTRAF JF, Fabiana Vital, afirmou que a conferência demonstra o compromisso do movimento sindical com a valorização da saúde da categoria. "Eventos como este, aliados aos atendimentos diários nos sindicatos, nos permitem entender as necessidades dos trabalhadores e buscar soluções concretas para um ambiente laboral mais seguro e saudável." comenta a dirigente.

Entre as principais propostas elaboradas na conferência estão: empoderar os sindicatos nos processos de vigilância, ampliação do número de CERESTs (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), capacitação dos responsáveis pelo monitoramento das empresas, proteção especial aos trabalhadores expostos aos efeitos das mudanças climáticas e acesso dos sindicatos a registros de dados epidemiológicos.

Os participantes também definiram os 9 delegados e 3 suplentes para representar a categoria bancária na Conferência Nacional de Saúde que será realizada em Brasília no mês de agosto.