SINTRAF JF celebra 92 anos de história
Lutas, desafios e conquistas marcaram estas mais de nove décadas
O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas foi fundado em 27 de novembro de 1932. A entidade abrange trabalhadores do ramo financeiro não só de Juiz de Fora, mas de outras 21 cidades da Zona da Mata e do Sul de Minas.
São 92 anos ao lado da classe trabalhadora reivindicando melhores condições de trabalho, salários mais dignos e respeito.
Nestas mais de nove décadas, o país e o mundo passaram por transformações importantes. Desafios que colocaram os sindicatos, movimentos sociais e populares como protagonistas da história das cidades e da população. Ditadura, redemocratização, luta por direitos dos trabalhadores, das mulheres e de grupos historicamente oprimidos.
Novos desafios se lançam com a atual conjuntura de reconstrução do país, defesa incansável da democracia e dos direitos da classe trabalhadora e dos mais pobres, atacados nos governos de Temer, Bolsonaro e com a extrema-direita. Especificamente para a categoria bancária, pautas como a garantia do emprego, o avanço da inteligência artificial (IA) e outras tecnologias, combate ao assédio moral e sexual, ao adoecimento psíquico, a luta por igualdade de oportunidades, ganharam peso nos últimos anos. O que exige ainda mais disposição do movimento sindical.
Assim, o SINTRAF JF se mantém combativo, resistindo e oferecendo apoio, orientação e acolhimento às bancárias e bancários. Permanecemos firmes nas ruas, ocupando as redes, em mobilizações essenciais para os trabalhadores.
Parabéns Sindicato! Parabéns bancárias e bancários!
Venha com a gente continuar a escrever essa história!