Síndrome de Burnout: principais sintomas e prevenção
Distúrbio é caracterizado pela tensão emocional e estresse decorrentes do trabalho
A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes e práticas assediadoras. O transtorno está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. A categoria bancária vem sofrendo com o aumento do adoecimento por Burnout, principalmente durante a pandemia de Covid-19.
O psicólogo clínico, Arysson Augusto, fala sobre as características do distúrbio e como identificá-lo. O profissional faz um alerta importante para a necessidade de um diagnóstico e tratamento adequados para a recuperação do paciente. Arysson ainda dá dicas para a prevenção do adoecimento pela síndrome e para manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
A Diretoria de Saúde e Condições de Trabalho do SINTRAF JF está a sua disposição para orientações, esclarecimentos e para que você denuncie qualquer prática abusiva na agência em que trabalha.
Dúvidas? Faça contato com o profissional:
Arysson Augusto
Psicólogo Clínico e
Analista em Desenvolvimento de Lideranças
WhatsApp:
(32) 99176-7363
Instagram:
@psi.aryssonaugusto