Sindicato cobra do Itaú respeito e melhores condições de trabalho 
Cancelar

 

Sindicato cobra do Itaú respeito e melhores condições de trabalho

Campanha foi lançada hoje em todo o Brasil

Nesta terça-feira, 29 de outubro, o movimento sindical bancário lançou uma Campanha Nacional por melhores condições de trabalho no Itaú. Para marcar o lançamento da mobilização, diretores do SINTRAF JF realizaram um ato em frente a uma unidade do banco na região central de Juiz de Fora. Além da manifestação, os dirigentes iniciaram a entrega do "Itaunido", uma edição especial do Boletim dos funcionários do banco Itaú. 

A campanha tem como ponto central denunciar o crescente desrespeito do banco com os trabalhadores, que sofrem com as metas abusivas e programas de resultados, o fechamento de agências, sobrecarga de trabalho e consequente adoecimento.

Outras ações serão programadas pela coordenação nacional e pelo sindicato.

100 Bancos Diferentes

O Itaú completou 100 anos em 27 de setembro de 2024 e investiu em uma campanha publicitária que promete um futuro próspero: "feito de futuro". 

Na contramão do que é veiculado na TV e em outras mídias, funcionárias e funcionários vivenciam uma realidade bem diferente: fechamento de agências, cobrança excessiva de metas, insegurança e demissões. 

Os lucros exorbitantes não impedem o Itaú de reduzir a cada ano os postos de trabalho. No Brasil, só nos últimos doze meses foram fechados 175 agências físicas e 1.785 postos de trabalho (dados do SEEB BH). 

A presidenta do SINTRAF JF e funcionária do Itaú, Taiomara Neto de Paula, dispara que o banco está longe de se preocupar em construir um futuro mais humanizado com seus trabalhadores e clientes, isso porque as demissões, inclusive por justa causa, são recorrentes. "Exigimos que o banco respeite os seus funcionários, essenciais para a consolidação da instituição no país. O Itaú não valoriza os trabalhadores e dissemina uma cultura de incerteza e medo.", pontuou. 
 
Estabilidade provisória no Itaú

O Itaú tem procurado bancários e bancárias que estão afastados e, portanto se encontram em estabilidade provisória, para tentar desligamento indenizado. O Sindicato orienta que o trabalhador procure a entidade antes de assinar qualquer acordo. Isso para que tenha condições de decidir com mais segurança e esclarecido de todos os seus diretos.

Procure a Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato antes de tomar qualquer decisão: (32) 3215-2249 | WhatsApp (32) 98402-2074.

Fonte: SINTRAF JF com informações do SEEB-BH.