Dia Nacional de Luta por saúde 
Cancelar

 

Dia Nacional de Luta por saúde

Não adianta negar, saúde em 1º lugar!

A quinta-feira, 1º de agosto, foi dedicada nacionalmente à luta pela saúde bancária. Isso porque nas duas rodadas de negociação com o tema Saúde e Condições de Trabalho, a Fenaban negou que adoecimento na categoria tenha relação com o trabalho. 

Indignados com este absurdo, os trabalhadores realizaram diversas atividades em todo o país divulgando dados que comprovam que as condições de trabalho da categoria afetam negativamente a saúde mental dos trabalhadores. 

Dirigentes do SINTRAF JF estiveram na porta de uma agência do Bradesco no centro de Juiz de Fora e denunciaram que o afastamento na categoria é três vezes maior que média geral. As falas dos representantes dos bancários e da Assistente Social que atende diariamente a categoria na Secretaria de Saúde, revelam o sofrimento dos trabalhadores do ramo financeiro com metas abusivas, sobrecarga de trabalho, insegurança e assédio moral.

Taiomara Neto de Paula, presidenta do Sindicato, destacou os principais pontos que estão sendo reivindicados na minuta entregue à Fenaban: "rediscussão da política de metas, o combate ao assédio moral, e o direito à desconexão e mais respeito com o trabalhador adoecido.". Além disso, os dirigentes lamentaram a postura dos bancos que insistem em demissões e fechamento de unidades mesmo com lucros altíssimos. Nesta quinta-feira, 1 de agosto, mais uma bancária do Bradesco foi demitida e mais uma agência do Santander foi fechada na cidade. Para o movimento sindical essa insegurança com relação ao emprego bancário também tem impactado na saúde dos trabalhadores.

#MenosMetasMaisSaúde