Dia de Luta por Proposta Digna para a categoria bancária
Como protesto, quatro agências tiveram aberturas impedidas em Juiz de Fora
A Campanha Nacional dos Bancários 2024 está a todo vapor! O movimento sindical começou a semana colocando pressão para que na próxima mesa de negociação, terça-feira, 27, a Fenaban apresente uma proposta decente.
Em Juiz de Fora, o Dia Nacional de Paralização, foi marcado pelo retardamento de abertura de quatro agências do centro da cidade: Bradesco 080 na Rua Halfeld, Itaú da Rio Branco, Santander Catedral e Mercantil da Espírito Santo.
A presidenta do SINTRAF JF, Taiomara Neto de Paula, reafirmou a importância da categoria acompanhar pelos canais de comunicação do sindicato o andamento das negociações e participar das mobilizações nas redes sociais. Ela salienta que se preciso o Comando convocará os trabalhadores para novas paralizações, atividades e se necessário uma greve.
O que está rolando na mesa única
Os bancos estão endurecendo as negociações. Tentaram reduzir a PLR e retirar direitos, como a 13ª Cesta Alimentação. Também queriam deixar de fornecer vales refeição e alimentação às bancárias e aos bancários afastados pelo INSS para tratamento de saúde. O Comando Nacional dos Bancários recusou a proposta, e a categoria realizou manifestações nas agências e departamentos bancários e nas redes sociais. Os bancos recuaram e decidiram manter esses direitos. Mas, mesmo obtendo lucros exorbitantes, querem impor perdas salariais, na PLR, nos vales refeição e alimentação e nas demais cláusulas econômicas, ao propor um reajuste abaixo do índice de inflação.
"As propostas apresentadas pelos bancos são desrespeitosas. Mostram falta de consideração e desvalorização dos seus empregados, que proporcionaram lucros de R$ 145 bilhões aos bancos em 2023. Não vamos aceitar perda salarial, partindo de um setor extremamente lucrativo”, disse a presidenta da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira.
#bancáriosjf #bancarias #sintrafjf2024 #Bancários #MerecemosRespeito #bancárias #direitos #sindicatos #bancario #JuntosPorValorização #movimentosindical #BANCARIO #asualutanosconecta #contrafcut #CampanhaNacionaldosBancários2024 #BancariosJF #TerceirizaçãoNão #JuntoseConectados