5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Sindicato marca presença e reafirma a importância dos espaços de participação social para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e para a democracia
A 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora começa nesta quarta-feira, 9, e segue até o dia 12 de abril, na Escola SESI Juiz de Fora - no bairro Granbery. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), Secretaria Municipal de Saúde em parceria com entidades da sociedade civil. O SINTRAF JF e demais sindicatos marcam presença no evento que tem como tema central a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.
A categoria bancária estará representada pela presidenta do Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora, Zona da Mata e Sul de Minas, Taiomara Neto de Paula; pela diretora de Saúde e Condições de Trabalho, Fabiana Vital; pela assistente social da entidade, Geíza Taianara; e pelo também diretor e representante dos usuários, Jeferson Gonçalves.
As conferências de saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras representam um importante espaço participação social e elaboração de políticas públicas. Na conferência as discussões serão direcionadas em três eixos temáticos:
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
- Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
A 5ª CMSTT contribui para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para facilitar o acesso dos usuários aos serviços. A diretoria do SINTRAF JF apontou que as conferências são mecanismos democráticos que proporcionam debates essenciais para os avanços das políticas públicas de saúde, tendo em vista as demandas e necessidades reais dos trabalhadores, sobretudo quanto aos impactos da exploração do trabalho no contexto atual.