Sindicato do Bancários Zona da Mata e Sul de Minas - SINTRAF JF
Facebook e Instagram Facebook dos Bancários Instagram dos Bancários
Imprensa e Notícias

Sintraf promove roda de conversa

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho como tema

Desde 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho, órgão das Nações Unidas) adota o dia 28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Brasil, a data foi reconhecida oficialmente em 2005. A origem do 28 de abril vem da América do Norte. Foi neste dia, em 1914, que leis prevendo indenizações para acidentes de trabalho foram pela primeira vez implementadas no Canadá, dentro do chamado Work Compensation Act. A data é oficialmente lembrada no país desde 1990 e desde então vem se espalhando por nações de todos os continentes.

O Ministério Público do Trabalho divulgou dados em 2018 que comprovam a incidência de acidentes no Brasil. O país ocupava à época o quarto lugar no ranking mundial. Isso porque a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38 um trabalhador perde a vida. A causa é a falta de investimentos em prevenção e segurança do trabalho por parte dos patrões, que só visam o lucro. O triste é pensar que essa realidade não mudou e com as políticas do atual governo, como a proposta da Reforma da Previdência, mais trabalhadores adoecerão.

Pensando em promover um momento de reflexão sobre a temática que perpassa o cotidiano dos trabalhadores, o SINTRAF JF irá promover uma roda de conversa na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, às 18h30, na sede do sindicato. A sua participação é muito importante, sobretudo num momento em que a classe trabalhadora tem sofrido com a retirada de direitos e sucateamento dos empregos, o que afeta diretamento a saúde dos mesmos.