Sintraf JF comemora 78 anos de lutas e conquistas sindicais

Sindicato comemora aniversário de fundação e de filiação à CUT

Criado em 27 de Novembro de 1932, mesmo ano em que houve a primeira greve da categoria país, o Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas - antes nomeado Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora – teve em seu primeiro dia de vida 101 associações juizforanas de bancários do Crédito Real, Bank of London South America Ltda., Banco do Brasil, Banco Hypothecario e Agrícola do Estado de Minas Gerais e Banco de Minas.

Atualmente com uma base de 1800 bancários, o sindicato representa não só de Juiz de Fora, mas toda a região da Zona da Mata e Sul de Minas. “Nosso sindicato sempre foi uma instituição de luta pelos interesses bancários. Não é a toa que somos a 2ª maior entidade representante da categoria no estado” comemora o presidente do Sintraf, Robson Marques.

Nesses quase 80 anos de história, o Sintraf JF obteve grandes conquistas para os bancários e entidade. “Além da aquisição de nossa sede social e campestre, participamos de ações históricas em benefício do trabalhador, principalmente as relacionadas à questões jurídicas, de saúde e de reintegração.”

Hoje, o sindicato investe em sua estrutura física e na capacitação de seus dirigentes para oferecer uma assistência cada vez melhor para o trabalhador. “Melhoramos nossas instalações, criamos duas novas diretorias (ramo financeiro, tecnologia e sindicalização) e ampliamos a nossa atuação política; com a inclusão de diretores em outras frentes de luta como a CUT, conselhos municipais e associações de moradores”, conta o presidente.

Além do aniversário de fundação, o Sindicato também comemora 25 anos de filiação à CUT, ato que segundo Robson fortaleceu a entidade. “A passagem para a CUT favoreceu troca de poder e de renovação da diretoria. E isso permite um intercâmbio de ideias que é positivo para o Sindicato”, ressalta.

Churrasco

Para comemorar o seu aniversário, o Sintraf promove neste sábado um churrasco de confraternização em sua sede campestre, com comida e bebida liberados. Os valores são de R$15 para dependentes e convidados de 13 a 17 anos; R$ 25 para bancários sindicalizados e R$ 30 para bancários não sindicalizados. Menores até 12 anos têm entrada gratuita. Também neste dia será lançada a campanha de recadastramento e sindicalização da categoria.