Sindicato do Bancários Zona da Mata e Sul de Minas - SINTRAF JF
Facebook e Instagram Facebook dos Bancários Instagram dos Bancários
Imprensa e Notícias

Sintraf ganha ação dos 15 minutos contra o BB

Processo movido desde 2008 pedia pagamento de acréscimo de jornada

O Sintraf JF acaba de conquistar mais uma importante causa em benefício do bancário. O Tribunal Superior do Trabalho  proferiu no última quarta-feira (23) sentença irrevogável para ação movida pelo Sindicato e o escritório de advogados Vidal e Duriguetto em 2008, que reivindicava o pagamento dos 15 minutos de jornada aos bancários do Banco Brasil.


Conforme explica o diretor de Bancos Públicos e funcionário do BB. Watoira Oliveira, este período se refere ao acréscimo de jornada dos bancários, que passou de 6h para 6h15min para desconto de período de descanso de 15 minutos, sem que houvesse pagamento ou alteração contratual. “O descanso de 15 minutos era um direito que os bancários tinham por lei, mas que o BB por anos não respeitou” alega.  


Watoira também lembra que o Sintraf é um dos primeiros sindicatos no país a ganhar uma ação deste tipo. “É uma conquista importante e histórica para o trabalhador e para a entidade que os representa.”


De acordo com a diretora de assuntos jurídicos do Sintraf JF, Rose Machado Rocha, após esta fase BB e Sintraf devem apresentar o seu cálculo do valor de pagamento do processo, para que o juiz se decida por um deles. Segundo Rose, a princípio apenas bancários sindicalizados terão direito ao benefício. “O Sintraf entra com ação para todos os bancários, mas como só temos acesso aos dados dos bancários sindicalizados, é esta relação que enviamos ao juiz para cálculo do valor que cada funcionário tem a receber” justifica.


Consulte o andamento do processo
- Processo nº 01121-2008-036-03-00-8