Para os bancários, banana!

Sintraf JF protesta contra indiferença da Fenaban e comemora vitória na justiça sobre o Bradesco e Itaú

"Para os banqueiros, bilhões. Para os bancários e clientes, banana!". Foi com este slogan que os trabalhadores foram às ruas de Juiz de Fora nesta sexta-feira protestar. Em mobilização em frente às agências dos Bancos Itaú e Unibanco do calçadão, os manifestantes distribuíram bananas para a população que passava no local.

No décimo diz de paralisação, a greve continua a crescer e já paralisou mais de 8 mil agências em todo o país. Na Zona da Mata e Sul de Minas, cerca de 65 % dos bancários aderiram ao movimento, com 100% de participação dos bancários do BB e Caixa.

Estes números, segundo o diretor do Sintraf JF Robson Marques, são reflexo da postura dos bancos, que desvaloriza e desmotiva o trabalhador “A administração dos banqueiros é ultrapassada. Não aceitam dividir os lucros e oferecer um reajuste proporcional ao seu faturamento, assim como fizeram outras categorias de trabalhadores”.

A greve já é a maior dos últimos 20 anos, superando a de 2009, quando os bancários paralisaram 7.222 unidades no dia de maior pressão do movimento.

Bancários conquistam vitórias na Justiça

Na tentativa de impedir o avanço do movimento grevista, o Bradesco e Itaú entraram na Justiça com uma ação de interdito proibitório contra o movimento grevista.

Em ambos os casos a Justiça entendeu que o movimento grevista é legítimo e indeferiu as liminares solicitadas pelos bancos, permitindo que as manifestações pacíficas realizadas pelos bancários continuem a acontecer.

Para Robson a atitude dos bancos é abominável “A tentativa de calar nossa voz fere um direito adquirido por lei pelo trabalhador. A vitória dos bancários na Justiça só fortalece o movimento e prova que estamos no caminho certo na defesa da categoria“ afirma.