Sindicato do Bancários Zona da Mata e Sul de Minas - SINTRAF JF
Facebook e Instagram Facebook dos Bancários Instagram dos Bancários
Imprensa e Notícias

25º Grito dos Excluídos: Este sistema não vale!

Ocupar as ruas por soberania e direitos

A 25ª edição do Grito dos Excluídos será realizada em todo o país neste sábado, dia 7 de setembro. No dia em que as ruas lembram a Independência do Brasil, trabalhadores farão ecoar gritos por soberania e manutenção de direitos atacados com o atual governo.

Em Juiz de Fora, de acordo com informações da Frente Brasil Popular que reúne representantes de vários movimentos sociais e entidades de defesa de direitos, a concentração será na esquina das ruas Oscar Vidal e Barão do Rio Branco a partir das 9 horas. 

Neste ano, com o lema: “Esse sistema não Vale! Lutamos por justiça, direitos e liberdade” temos vários motivos para gritar, seja contra o desemprego, a exclusão social, o corte de recursos na Educação, na habitação, seja pela destruição do meio ambiente, entre outros temas.

  • Breve Histórico

A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas surgiu em 1994, a partir do processo da 2ª Semana Social Brasileira, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cujo tema era Brasil, alternativas e protagonistas, inspirada na Campanha da Fraternidade de 1995, com o lema: A fraternidade e os excluídos.

Entre as motivações que levaram à escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito dos/as Excluídos/as estão a de fazer um contraponto ao Grito da Independência. O primeiro Grito dos Excluídos/as foi realizado em 7 de setembro de 1995, tendo como lema A vida em primeiro lugar, e ecoou em 170 localidades.