Sindicato do Bancários Zona da Mata e Sul de Minas - SINTRAF JF
Facebook e Instagram Facebook dos Bancários Instagram dos Bancários
Imprensa e Notícias

13º Congresso Nacional da CUT

Sindicatos Fortes: Direitos, democracia e soberania

O 13º CONCUT - Congresso Nacional da CUT “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia- está sendo realizado na Praia Grande, litoral Sul de São Paulo, de hoje até 10 de outubro. Dirigentes sindicais de várias entidades filiadas à Central Única dos Trabalhadores participam da atividade. 

O CONCUT reúne mais de dois mil delegados e delegadas, representantes de trabalhadores urbanos e rurais,  vindos de todo o país. O SINTRAF JF tem representação com seu presidente, Watoira Antônio de Oliveira.

Os delegados e delegadas vão se debruçar sobre temas como o futuro do sindicalismo frente aos avanços das novas tecnologias, desregulamentação e precarização do trabalho e alternativas de organização dos trabalhadores.

A coordenação ressalta que “este será um dos mais importantes congressos nos 35 anos de história da CUT e acontecerá num momento em que o governo [de Jair Bolsonaro (PSL)] não esconde a intenção de destruir as conquistas e direitos dos trabalhadores e da sociedade brasileira, fragilizar o movimento sindical, a democracia e abrir mão da soberania nacional”.

E prossegue afirmando que, “aliado a esse processo, as grandes transformações no mundo do trabalho e seus desdobramentos também atingem fortemente os trabalhadores, as trabalhadoras e o movimento sindical”.

Neste sentido, a CUT e suas entidades estão empenhadas em construir o 13º CONCUT para intensificar e aprofundar o debate, definir estratégias e elaborar um plano de lutas para fazer frente aos desafios que estão colocados para a classe trabalhadora, para o movimento sindical e para o povo brasileiro.

Fonte: CUT