Fenacrefi propõe ganho real em salários e pisos e Contraf orienta aprovação

A Contraf-CUT recebeu, no dia 28, nova proposta da Fenacrefi, entidade patronal da financeiras, para a Convenção Coletiva dos Financiários 2011/2012. A proposta prevê reajuste de 11% no piso, com ganho real de 4,28%, e de 8% nas demais verbas (ganho real de 1,47%), acompanhando a lógica dos aumentos salariais conquistados pelos bancários. A inflação acumulada até 1º de julho, data-base dos financiários, foi de 6,44% segundo o INPC, enquanto o índice na data-base dos bancários foi de 7,40%.

Quanto à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), foi aplicado o percentual de 14,5% sobre a parcela fixa, que passou a R$ 1.600. Além disso, o adiantamento passou de 50% para 60% desse valor.

A proposta inclui ainda a incorporação à convenção dos financiários da cláusula relativa à prevenção de conflitos no ambiente de trabalho conquistada pelos bancários em 2010, que visa combater os casos assédio moral.

Na avaliação da Contraf-CUT, a proposta apresentada pela Fenacrefi é positiva e representa avanços para os financiários. Para o diretor de Ramo Financeiro do Sintraf-JF, Carlos Alberto de Paula, os bons resultados são reflexo de mobilização e diálogo entre trabalhadores e sindicato. "Assim como no ano passado, conseguimos uma proposta nos moldes do acordo assinado pelos bancários. Isso mostra a importância da luta dos empregados e da representação dos trabalhadores pelo sindicato" ressalta.

A exceção é a regra da PLR, que mantém seu formato, apesar da reivindicação dos trabalhadores de alterar substancialmente sua formulação. A Fenacrefi alegou falta de dados dos balanços das financeiras para não realizar o debate, mas concordou com a retomada das negociações na segunda quinzena de março de 2012 para a construção de um novo modelo de PLR para os financiários

Levando em consideração os avanços conquistados e com a leitura de que o processo de negociações chegou a seu limite na mesa, a Contraf-CUT orienta os financiários a aprovarem a proposta da Fenacrefi nas assembleias a serem convocadas pelos sindicatos nos próximos dias.

O prazo limite para a realização das assembleias é o dia 8 de novembro, com a assinatura da CCT prevista para ocorrer no dia 11 de novembro em razão do fechamento das folhas de pagamento. A campanha salarial dos financiários ainda está sob negociação. A minuta da categoria foi apresentada na última semana e as primeiras negociações devem ocorrer nos próximos dias.

Veja alguns valores relativos à proposta:

Pisos
Funções Valor Atual Valor após a Proposta