Contraf-CUT dá pontapé inicial em campanha de financiários

A Contraf/CUT, federações e sindicatos de todo o país reuniram-se, no dia 29 para organizar a Campanha Nacional dos Financiários, cuja data-base acontece em junho.

Os participantes do Grupo de Trabalho avaliaram os inúmeros problemas que afetam a categoria: a invisibilidade dos financiários, o difícil acesso aos locais de trabalho e, até mesmo, de representação, em várias localidades exercida por sindicatos que não são do ramo financeiro, como por exemplo, os comerciários.

Diante desses empecilhos, o GT ratificou a urgência de se unificar as datas-bases dos financiários no país, bem como, agregá-los à Campanha Nacional dos Bancários. Também apontou a necessidade de incluir na luta a redução da Taxa Selic e garantir o acesso ao balanço das financeiras. “Neste ano, o sindicato também irá sugerir concessão do plano de saúde e do auxílio babá para pais que tenham filhos adotivos sob guarda provisória. Esta cláusula foi sugestão nossa aprovada na Campanha dos bancários; esperamos que o mesmo aconteça entre as financeiras” explica o diretor de Ramo Financeiro do Sintraf JF, Carlos Alberto de Paula (Paulista).

Para esta fase preparatória da Campanha, o GT indica a realização de avaliações da minuta de reivindicações, atualmente com mais 100 cláusulas, dentre as quais, cerca de 50% são de benefícios que também constam na CCT dos bancários, só que em condições inferiores. Os sindicatos devem receber a minuta para avaliação, já com o indicativo de realizarem, até 22 de junho, assembleias para que os trabalhadores se posicionem sobre a pauta que irá subsidiar as negociações.