Sindicato do Bancários Zona da Mata e Sul de Minas - SINTRAF JF
Sintraf JF

Quem somos

Registro da posse da primeira diretoria do Sindicato, em 6 de janeiro de 1933No dia 27 de novembro de 1932 foi fundado o Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora. Desde aquela época, mobilizações já ocorriam em diversas partes do país, reivindicando melhores condições de trabalho e salários mais dignos. Foi justamente em 1932 que surgiu a primeira greve da categoria, pedindo duas horas livres para almoço e pagamento das horas extras noturnas. Os grevistas saíram vitoriosos.

Quase 80 anos depois, nossa entidade continua firme nos seus ideais, abrangendo bancários e bancárias não só de Juiz de Fora, mas de outras quinze cidades da região, defendendo ainda os direitos de funcionários de cooperativas de crédito e financeiras.

Hoje somos o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas. No início, o Sindicato permaneceu em uma sede provisória, à Rua São João, 241. A cerimônia de fundação aconteceu na Associação dos Empregados do Comércio de Juiz de Fora.

O primeiro presidente foi Alberto Surek, funcionário do Crédito Real de Minas Gerais. Nesse dia, foram registradas 101 associações, envolvendo bancários do Crédito Real, Bank of London South América Ltda., Banco do Brasil, Banco Hypothecario e Agrícola do Estado de Minas Gerais e Banco de Minas.

Em 1934, a Sede Social se mudou para a Galeria Pio X, no segundo andar. Onze anos depois, o Sindicato passou a se localizar à Rua Halfeld, 777. A atual Sede, à Batista de Oliveira, 745, foi comprada em 1963. A Sede Campestre, no Bairro Aeroporto, teve sua inauguração em 1986, sendo idealizada como local de lazer e diversão da categoria bancária.

Atualmente, 27 bancários compõem a diretoria do Sintraf JF, sendo responsáveis por toda a Zona da Mata e Sul de Minas. Cerca de 1400 bancários são filiados ao sindicato.