Sindicato do Bancários Zona da Mata e Sul de Minas - SINTRAF JF
Seus direitos

Saúde

Trabalhando em prol da qualidade de vida da categoria bancária, o Sintraf JF atua, além das diversas secretarias, com a diretoria de Saúde e Condições de Trabalho. A secretaria é responsável por auxiliar o trabalhador e, assim, contribuir para que o bem-estar esteja presente na trajetória do bancário (a), em um ambiente responsável por tanto adoecimento.

A Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho conta com atendimento, também, de uma assistente social, qualificada para assessorar os bancários nas diversas ocorrências.

“A gestão dos bancos está diretamente ligada ao adoecimento da categoria. O Assédio Moral é uma das práticas mais antigas e mais combatidas pelos sindicatos, mas só na Campanha de 2015 os bancos reconheceram tal prática, no entanto não fazem muito para mudar e continua sendo uma luta constante", destaca a diretora de saúde do Sintraf, Taiomara Neto de Paula.

A diretora enfatiza que houve uma mudança significativa nos casos de adoecimento. “Basta observar os trabalhadores e fazer um levantamento de casos para compreender a curva significativa do adoecimento bancário. Houve um tempo que as maiores causas de afastamento da categoria eram atribuídas a Ler/Dort e, agora, o maior número de atendimentos são dispensados a bancários sofrendo de depressão, estresse e os mais diversos problemas psicológicos. O problema é alarmante e destaca a importância de se defender a saúde bancária”, conclui Taiomara.