Movimento Sindical em Defesa da Caixa 100% Pública

Atos foram realizados em todo o país

Os bancários e bancárias da Caixa realizaram, no dia 15, em todo o país um Dia Nacional de Luta contra o desmonte do banco. O protesto foi definido pois, desde que assumiu, o novo governo e a nova direção do banco vêm promovendo diversos ataques contra os funcionários e contra o caráter público da Caixa. O presidente Pedro Guimarães já anunciou que pretende fatiar a empresa e privatizá-la em pedaços. Áreas como seguros, cartões, assets e loterias, que estão entre as mais lucrativas do banco estão na mira da nova direção do banco.

O SINTRAF JF levantou as pautas no ato realizado em frente à uma agência da Caixa do centro de Juiz de Fora. O movimento sindical cobra do banco esclarecimentos sobre as mudanças que estão sendo feitas. Mas, o banco se recusou a passar tais informações e esclarecimentos às entidades de representação dos empregados.

Neste dia o objetivo foi intensificar a luta e atentar os empregados da Caixa e a população para os seguintes ataques ao banco pelo governo: especulações do mercado, privatização, enfraquecimento da empresa e reestruturação. Além disso, a defesa dos empregados e de seus direitos se faz urgente.

“Hoje é Dia Nacional em defesa da Caixa 100% Pública, contra as especulações do mercado, contra a privatização, contra o enfraquecimento de nossa empresa, contra a reestruturação e também em defesa dos empregados e de seus direitos. Temos que reforçar a unidade dos trabalhadores e para isso, cada empregado e empregada tem que se unir à luta. A Caixa é um patrimônio de nossa sociedade. Vestimos preto hoje mas a luta é diária. A Caixa somos nós empregados. Vamos resistir!”, convocou Fabiana Uehara Proscholdt, secretária da Cultura da Contraf-CUT e representante da Confederação nas negociações com o banco.

Fonte: SINTRAF JF com informações da Contraf-CUT